Parte 1:
(a) Descreva a função de cada elemento do grupo (ordem numérica);
Ana Cinthia Nº2-Manutenção do robô e parte financeira.
Julia Bueno Nº 25-Construção do robô e parte do relatório.
Pamela Carolina Nº38- Construção do robô e parte do relatório.
(b) Descrever (com fotos ou vídeo) a construção do robô;
1º passo separe todos os matérias necessários.
2º passo : Corte de acordo com a figura
(c) Fotografar o grupo juntamente com o robô (sem pose e todos uniformizados);
(d) Tabelar testes realizados com o robô, descrevendo a eficiência do mesmo.
Parte 2:
(a) Citar 5 conceitos físicos e indicar a utilização do
mesmo no trabalho;
Atrito- Entre o chão e o robô por isso
depende aonde ele esta sendo utilizado, pois se for em um lugar com mais
dificuldade de locomoção mais energia ele usara.
Energia-Para que haja movimento é preciso que uma energia
seja lançada para os motores para fazer as rodas girarem.
Potencia-é preciso uma potencia maior na hora de
movimentar robô.
Corrente elétrica-Fluxo de elétrons da pilha
para o fios dos motores.
Velocidade-Depende muito da pilha e do peso, quanto mais
pesado o robô mais lento ele fica.
Mecânica-movimento e repouso.
(b) Faça uma pesquisa sobre robôs (início, inventor,
aplicações, onde se utiliza, etc).
Os robôs são uma invenção do século XX. Mas sua idealização
veio bem antes. Há relatos históricos bem mais antigos da construção de
autômatos. O grande catalisador do desenvolvimento de autômatos foi a Revolução
Industrial. Com ela, foram desenvolvidos e aperfeiçoados dispositivos
automáticos capazes de manipular e executar peças, permitindo a automatização
da produção. Produzir em escala trouxe destaque à manipulação de objetos e
acelerou o desenvolvimento de manipuladores - os que mais ganharam investimentos
foram as estruturas que eram montadas com segmentos e junções, colocados de
forma linear, que lhe davam uma aparência de braços e pernas.
Na década de 20 surgiu o primeiro modelo de robô mecânico.
Roy J. Wensley, engenheiro elétrico da Westinghouse, desenvolveu uma unidade de
controle supervisionada. O dispositivo podia, utilizando o sistema de
telefonia, ligar e desligar ou regular remotamente qualquer coisa que estivesse
conectado a ele. Três anos depois, ele criou o Televox, um pequeno robô com aspecto
humano que conseguia executar movimentos básicos, de acordo com os comandos de
seu operador. Os robôs ganharam ainda mais popularidade com o ‘nascimento’ de
Willie Vocalite, em 1930. Willie tinha o formato daqueles robôs que vemos nos
filmes de ficção antigos. Tinha 2 metros de altura e era feito de aço e da
mesma forma que o Televox podia ligar, desligar e regular dispositivos
conectados a ele. A grande diferença estava no fato de fazer tudo isto sob
comandos de voz – fumava, sentava, ficava de pé, movia os braços e conversava
com as pessoas reproduzindo frases gravadas em discos de 78 rotações. Foi a
grande sensação da exposição Mundial de Chicago em 1933
Com isso, temos uma diversidade de robôs, tais como :
militares, industriais, e atualmente robôs que são desenvolvidos para fins
domésticos ou para médicos em cirurgias.
Sua utilização hoje foca em realizar cirurgias de alto
risco, exercer tarefas que oferecem risco aos humanos.
http://www.tecmundo.com.br/3002-robos.htm
http://naweb.wordpress.com/2007/10/02/os-primeiros-robos/
http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/2007/10/01/ult4213u150.jhtm
(c) Faça uma tabela de problemas e soluções que ocorreram no
desenvolvimento do robô gladiador.
(d) Faça uma descrição elétrica do robô gladiador (Tensão
Elétrica utilizada, Especificações do Motor e outras)
Usamos uma pilha de 1,2 V e motores de 6 V cada, então cada motor recebia uma potencia quando os dois ligados juntos e quando um ligado ia uma voltagem especifica para aquele motor e essa era a maior preocupação do grupo pois podia queimar o motor devido a quantidade de voltagem mandada para ele, felizmente não aconteceu nada com os nossos motores.
(e) Conclua o Trabalho.
Com a montagem do robô aprendemos muito mais sobre os conceitos da física utilizados neste trabalho, facilitou muito mais no entendimento da matéria. Ao decorrer do trabalho também vimos que é preciso de responsabilidade e conhecimento do que esta sendo feito, pois qualquer escolha errada poderá causar um problema, como na escolha da pilha, não podíamos escolher qualquer pilha, pois se colocar uma pilha muito potente poderá queimar os motores e entre outras coisas que tem que ter atenção para fazer.
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